Polícia

Traficantes sequestram ônibus para ir ao futebol em SG

Circulação de ônibus foi retomada na região. Foto: Plantão Enfoco

Quatro linhas de ônibus que ligam o Centro de São Gonçalo ao bairro Mundel foram suspensas neste domingo (30) e só voltaram a circular na manhã desta segunda-feira (1º) por falta de segurança na cidade, segundo a empresa responsável pelas linhas.

De acordo com a viação Alcântara, um ônibus foi sequestrado no ponto final, no bairro Mundel às 10h, para levar traficantes de uma comunidade para um jogo de futebol. Os passageiros foram obrigados a descer do veículo, mas o motorista e o despachante tiveram que seguir para o interior da comunidade.

Segundo vítimas, os traficantes estavam armados e deram a ordem após serem informados pela empresa que não poderiam usar o coletivo em benefício próprio. Um segundo motorista, que teria parado no ponto final antes do ônibus sequestrado, alegou ter sido agredido ao negar a "carona".

Depois do ocorrido, a empresa Mauá, que também circula coletivos no município, emitiu uma nota informando a suspensão das linhas 23, 30, 30A e 30C que têm o ponto final no bairro, mas a circulação dos veículos foi retomada às 8h desta segunda-feira.

De acordo com um representante da viação Alcântara, os criminosos teriam ameaçado queimar outros ônibus caso as linhas não voltassem a circular.

"Quando é para um sepultamento ou para socorrer alguém passando mal nós liberamos os carros, mas não podemos nos responsabilizar por eventos como futebol, baile funk e etc. A partir do momento que acontece uma agressão ou um sequestro, tiramos todos os veículos de circulação e só liberamos após informar as autoridades", contou.

O caso foi registrado na 74ª DP (Alcântara).

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários de Passageiros de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) enviou ofício nesta segunda (1º) ao 7° BPM (Alcântara) no qual solicita reforço de policiamento urgente nas localidades do Mundel, Vista Alegre e São Pedro, em São Gonçalo, diante dos acontecimentos no domingo.

Por meio de nota, o presidente do Sintronac, Rubens dos Santos Oliveira, disse que a violência no município está se tornando insustentável.

"O Sintronac tem denunciado, há mais de dois anos, a escalada da violência em São Gonçalo, com ações cada vez mais agressivas por parte dos traficantes. Um grupo de trabalho criado pelo Sindicato, que envolve advogados e diretores, está estudando medidas para mobilizar as autoridades públicas em torno desta questão. Entre elas, não se descarta uma greve ou um grande protesto, como últimos recursos dos trabalhadores diante de uma situação, que está se tornando insustentável", afirmou.

< PM realiza operação no Morro do Cavalão Cavaleiros do Zodíaco: Awakening, novo jogo mobile <